Qual o melhor violao para um iniciante?

Qual o melhor violao para um iniciante?

Mensagempor Moises_Martins » Dom 27 Nov 2005, 15:42

Fala galera... Estudo violao classim tem 3 meses e comecei completamente leigo, nao sabia nem o que era uma Colcheia! Para falar a verdade nem tenho um violao meu ainda por sao tanto e em maior numero ainda o tipo de madeira que eles sao feitos. Gostaria de saber que tipo de violao (Feito com que tipo de madeira) vcs podem recomendar pra quem esta iniciando agora e que tenha uma boa acustica afinal de contas nem mesmo um iniciante merece um Tonante.
Outra coisa, vcs saberia me dizer o que é Nato? Pois vi alguns violoes feitos com esse material?
Desde já Aquele Abraço!!!!!
Moises_Martins

Mensagempor Marco Antonio Morais » Seg 28 Nov 2005, 12:32

Caro Moises_Martins

Seja Bem vindo ao mundo do violão clássico.
O melhor violão que voce pode ter no momento é aquele que se acomode as suas condições, econômicas e gosto pessoal.
Os bons violões são construidos artesanalmente por artesãos chamados Luthiers, porém, costumam ser caros.

Tentando sanar suas dúvidas aqui vai o telefone dos Luthiers Irmãos Carvalho - (11) 6986-9785, o endereço é Rua Itamonte, 1381 - jd Brasil São Paulo - SP

Abraços
MarcoMorais
Marco Antonio Morais

Violão...

Mensagempor RCAdeBH » Seg 28 Nov 2005, 17:40

Caro amigo, como voçe também sou iniciante, e , meu professor me falou o seguinte:
" Se for investir em violao para musica erudita , nao pense que vai comprar um violao razoavel por menos de mil reais, se nao, é preferível pagar setenta reais em um tonante para depois de dois meses quebra-lo, pois isso é o que vai acontecer!"
Seguindo a instruçao dele comprei um yamaha cg171s que me custou 1.200 . É um violao bem feito e com ótima acústica e boas madeiras (pinho suéco no tampo e escala em ébano indiano) além de ser bem comercial se voçe quiser vender depois.
Nao compre o tal do C3, C4, C5 e etc.. da Gianinni, tampouco os da linha Autor da di giorgio, pois apesar de serem bons, a maioria "mente" na afinaçao de oitavas e empena com facilidade.( Madeira ruim)
Um abraço
RCAdeBH

Crafter

Mensagempor Absolon » Seg 28 Nov 2005, 23:25

Moises_Martins a linha crafter também é razoavel para que está começando,ou um eagle também.
site: http://www.crafterguitars.com/

Até mais!!!!!
Absolon

Mensagempor danielcenzi » Seg 05 Dez 2005, 21:25

tb sou iniciante em erudito, tenho um eagle dh-69 que por enquanto dá pro gasto. Mas procure conhecer os violões LaPatrie (canadenses), toquei em um e fiquei impressionado com o timbre, principalmente por se tratar de um modelo em série.
danielcenzi

Mensagempor FernandoSor » Seg 05 Dez 2005, 23:51

Se vc ainda está meio indeciso e não sabe se realmente vai se dedicar seriamente ao violão clássico (ou erudito), sugiro comprar um destes citados: eagle, gianini C3, um Yamaha C-60 ou similar. Sugiro testar todos em diferentes lojas, verifique se o braço está reto, sinta o som. Estes violões de fábrica costumam variar muito. Vc pode achar, do mesmo modelo e mesmo fabricante, um violão razoável e outro ruim.

Se vc tem algum dinheiro e tem vontade de realmente se dedicar, sugiro ir direto a um violão de luthier. A diferença é muito grande. O violão simples não servirá rapidamente e será dinheiro jogado fora. Com uns R$2000,00 já dá pra comprar um bom violão de luthier.

Tem gente que acha caro. Pode ser, mas pensem que um pianista não consegue um instrumento razoável por menos de uns R$5000,00...
FernandoSor

violão para inicio

Mensagempor ipgvmusica » Ter 06 Dez 2005, 13:47

concordo com voçes um violão barato sai caro, pois ao fim de algum
tempo tem de comprar outro, e o antigo não vale nada, é preferivel
fazer um esforço, e comprar logo um melhor ok? um abraço
ipgvmusica

Mensagempor Dan » Ter 14 Fev 2006, 20:29

Acredito que o C3 tá de bom tamanho para quem começa a trilhar o violão. meu prof. indica o C3,mas realmente o braço verga!
Dan

Qual o melhor violão para iniciante?

Mensagempor jonasa » Qui 16 Fev 2006, 14:39

Compre um violão que esteje dentro das suas condições
financeiras, se não der para comprar um violão top, não se
preocupe com o tempo você pode adiquiri-lo, lembre-se que
a música quem faz não é o instrumento e sim o ser humano,
o instrumento apenas comtribui com suas caracteristicas fisicas.
jonasa

Re: Qual o melhor violão para iniciante?

Mensagempor yzaias » Sáb 05 Ago 2006, 17:22

jonasa escreveu:Compre um violão que esteje dentro das suas condições
yzaias

Mensagempor maurilio_oliver » Ter 08 Ago 2006, 19:54

Na minha opinião, pra quem não quer gastar muito(não sei se é o seu caso), um Yamaha c40, 60, 80, di giorgio versão estudante nº 18, gianini c3, gianini trovador, rampazzo, eagle, todos com nylon, seria o ideal, excluindo (com todo o respeito desnecessário), violões como austin, tonante, malaga, e todos aqueles que parece que vêm na maria-mole, além de terem sons horriveis, já 'nascem' com o braço empenado, nunca se afinam corretamente por oitavas, etc...
maurilio_oliver

Re: Qual o melhor violão para iniciante?

Mensagempor FernandoSor » Ter 08 Ago 2006, 23:18

jonasa escreveu:Compre um violão que esteje dentro das suas condições

Concordo plenamente que quem faz música é o ser humano, mas se é uma decisão importante, é necessário pensar mais. Do contrário, pra que a pergunta?

Como é uma pergunta recorrente no fórum, vou tentar ser mais claro. Se a intenção é dedicar-se seriamente, comprar um barato para depois se desfazer e comprar outro, também é perda de dinheiro, tanto diretamente no instrumento quanto em tempo/estudo (que, para mim, também é dinheiro). Pois estou considerando violão clássico/erudito e uma pessoa com grau de exigência para tal. Ou seja, uma área com refinamento onde a passada de um violão meia-boca a um violão de verdade é quase um reaprendizado. E digo por experiêcia prórpria.

Mas certamente um pai não vai querer gastar R$2000,00 num violão para um moleque adolescente que pode desistir daqui a 6 meses. Estou falando em uma decisão muito bem pensada e consciente. De alguém que realmente quer tocar com afinco.

Claro que, no final, tudo depende de quanto vc tem disponível para gastar no momento. Quem não tem R$2000,00 tem que se contentar com a m&$%(AT) de um violão de fábrica qualquer.

O ideal também é levar algum amigo experiente, ou o professor, que ajude na escolha, ouça o som, veja se está empenado etc. Vale a pena. Quando comecei a tocar, não tinha a menor idéia. Comprei um Gianini estudo terrível. Só afinava até a 5a. casa. Dois anos depois, minha irmã resolveu começar a tocar e fui comprar um pra ela. Comprei um mesmo Gianini Estudo, 10 vezes melhor. Porque já sabia o que buscar (ouvir) no instrumento. Pro violão de luthier também vale esta mesma dica. Procure ouvir vários violões de diferentes marcas, em várias lojas. Tenha paciência para fazer uma boa compra.
FernandoSor

Mensagempor Alexsandro Sousa da Silva » Qui 10 Ago 2006, 13:27

Olá pessoal,

Mas também tem que se levar em conta, para quem está iniciando, que um bom acordiamento faz uma diferença no som do instrumento. Claro que não compensa gastar com violões que todos sabem que é de péssima qualidade, como tonante e outros já citados. No meu caso tenho um Eagle, e não suporto colocar acordiamento que não seja da Dário, ou de qualidade superior, pois a única vez que coloquei cordas de preço bem acessivel, fiquei com vontade de corta-las com a tesoura, foi notável a queda da qualidade. Talvez seja porque já estou acostumado desde o início com um acordiamento bom. Deixemos para os quem entendem mais do assunto, nos orientar nesta questão também.
Alexsandro Sousa da Silva

Mensagempor rodrigoaltair » Qua 16 Ago 2006, 00:42

Eu tenho um Yamaha C-70 e estou contente com ele. Paguei algo como R$ 600,00 aqui em Brasília, Brasil (algo como US$250). Tem um bom som, e com um bom encordeamento, dá pra tirar boa música nele. Claro, para o meu nível de violão, que não é profissional.
rodrigoaltair

Mensagempor joe_ruivão » Qua 16 Ago 2006, 16:01

eu acho melhor vc comprar um violão meia boca, um crafter ou um LaPatrie, de nylon, neles vc vai pagar em torno de 600 a 800 pilas, os violoes de maria-moles são uma pc... mentem na afinação enpenão com o peido e alguns nem sabem oq são harmonicos, sem falar q ha notas q naum soam. os de luthiers são feitos para tensão alta. q oq mais dificulta o iniciante no violão. sem contar q ñ um bom violão sem ter uma fluencia boa no violão, se vc naum tem muito dinheiro eh melhor comprar um violão meia vida e gastar com aulas de cabras bocas quentes.
joe_ruivão

Próximo

Voltar para Violão clássico, Praça pública