Marcação na escala

Regras do fórum
Venda de guitarra clássica(violão) e de alaúdes:
Unicamente os anúncios relativos às guitarras clássicas, guitarras renascimento, barroco, flamenca ou alaúdes. Os anúncios para qualquer outro tipo de instrumento ou de material são suprimidos. Para ser afixadas, as vossas fotografias devem medir no máximo 600 pixéis. Comunicai o vosso número de telefone ou o vosso correio electrônico(e-mail) apenas por mensagem privada.
ricardocop
MensagensCOLON 103
Registrado emCOLON Qua 06 Set 2006, 15:39
LocalizaçãoCOLON Rio de Janeiro

Marcação na escala

Mensagempor ricardocop » Ter 21 Ago 2007, 17:13

Comprei um violão do luthier Alexander Tomaz, e o mesmo não possui marcação lateral na escala. Gostaria de saber dos nobres colegas o que devo utilizar para fazer a marcação das casas.
Grato.

Amadan
MensagensCOLON 769
Registrado emCOLON Qua 27 Jun 2007, 04:41
LocalizaçãoCOLON Lisboa - Portugal

Mensagempor Amadan » Ter 21 Ago 2007, 21:32

No meu violão só marquei as posições acima do traste 12 (para facilitar a busca dos harmônicos artificiais). Para isso usei uma tinta acrílica branca. Um pequeno pincel serve para fazer um pequeno ponto que servirá para orientação.

António Ferreira
MensagensCOLON 10
Registrado emCOLON Ter 09 Out 2007, 21:09

Re: Marcação na escala

Mensagempor António Ferreira » Seg 15 Out 2007, 13:15

Outra forma de fazer a marcação na parte lateral do braço é fazer uns "pontos" com um furador de etiquetas, por exemplo, e colar onde se pretende.

ricardocop
MensagensCOLON 103

Mensagempor ricardocop » Seg 15 Out 2007, 18:25

Gostei dessa idéia Antônio. Eu estava utilizando quadrados bem pequenos de post-it recortados com tesoura.Essa máquina de furar etiquetas seria um furador de papel comum ou algum outro tipo de furador especial? É vendido em papelaria?

Stefano
MensagensCOLON 118
Registrado emCOLON Qui 28 Dez 2006, 18:05
LocalizaçãoCOLON Nanuque-MG

Mensagempor Stefano » Qua 17 Out 2007, 15:08

Se vc levar o violão em qualquer luthier ele faz um pequeno furo na parte de cima do braço e põe a marcação na casa q vc quiser; é coisa de cinco minutos, fiz isso no meu nas casas 5, 9 e 12..ficou otimo....

António Ferreira
MensagensCOLON 10
Registrado emCOLON Ter 09 Out 2007, 21:09

Mensagempor António Ferreira » Qui 18 Out 2007, 19:47

O furador é um normal furador que se vende em qualquer papelaria. Depois é só usar uma etiquetas de qualquer tamanho e ir furando. Eu fiz um pequeno stock, porque com o manusear da guitarra elas sempre vão descolando e às vezes caindo.

ricardocop
MensagensCOLON 103

Mensagempor ricardocop » Sex 19 Out 2007, 13:39

Obrigado pelas dicas pessoal!

Léo Beschizza

Mensagempor Léo Beschizza » Qui 25 Out 2007, 14:12

Normalmente os violões construídos pelos Luthiers não tem marcação ao lado do braço por uma questão estética.
Pode-se no entanto colocar adesivos para uma maior segurança quanto ao direcionamento da mão esquerda na casa correta. Mas não recomendo que perfurem o braço do violão, isto é uma agressão ao instrumento, a simples colocação de um adesivo já é o suficiente para se referenciar, e se com o tempo o adesivo se descolar, é só colá-lo novamente.
Um abraço a todos.

FernandoSor
MensagensCOLON 1111
Registrado emCOLON Ter 01 Nov 2005, 15:29

Mensagempor FernandoSor » Qui 25 Out 2007, 15:50

É um bom motivo para treinar a tocar sem olhar para o braço do instrumento. Acho que olhar a marcação é um vício facilmente superável.

No entanto, tenho violões normais e com escala elevada sem marcação, e quando passo de um para o outro, se olho para o braço, às vezes me confundo e erro de casa. Para estes casos a marcação provavelmente ajudaria.

Léo Beschizza

Mensagempor Léo Beschizza » Sáb 27 Out 2007, 17:51

Realmente a gente se confunde às vezes principalmente quando tocamos em mais de um instrumento.
Os meus violões de 6 cordas são da Di Giorgio (um de 1964 e outro de 1971) e já vieram de fábrica com a marcação na lateral superior do braço, já meu violão de 7 cordas é um Munhoz, não tem nenhuma marcação no braço porque os Luthiers por questão de estética não costumam fazer essa marcação.
Quando toco nos violões de 6 cordas não tenho nenhuma dificuldade de "achar" as casas corretas, mas quando estou tocando no violão de 7 cordas, aí sim tenho alguma dificuldade principalmente da 5ª casa prá cima. De vez em quando coloco um pequeno adesivo na 5ª casa para me auxiliar.
Mas por favor não perfurem o violão de um luthier, repito é uma agressão ao instrumento.
Abraços a todos.

ricardocop
MensagensCOLON 103

Mensagempor ricardocop » Seg 29 Out 2007, 14:58

Concordo com vc Léo, sou adepto do adesivo. Será que existem muitos violonistas que conseguem tocar sem marcação nenhuma no braço do violão? Acho que nunca conseguirei tal façanha.

Léo Beschizza

Mensagempor Léo Beschizza » Seg 29 Out 2007, 19:08

Legal Ricardo, mas pode ficar tranquilo que logo você conseguirá tocar sem a marcação dos adesivos, é uma questão de tempo apenas.
Eu por exemplo no repertório popular e de bossa nova, praticamente não olho o braço do violão, já está tudo memorizado.
Já nas peças clássicas, o rigor já é bem maior, e até por excesso a gente acaba olhando também para o braço além da partitura. Mas aos poucos adquirimos segurança e tudo se torna automático. Tem algumas peças que já memorizei e não tenho tido dificuldades.
Um abraço a todos.

FernandoSor
MensagensCOLON 1111
Registrado emCOLON Ter 01 Nov 2005, 15:29

Mensagempor FernandoSor » Seg 29 Out 2007, 22:03

não é tão difícil tocar sem mercação e, até mesmo, sem olhar para o braço do violão.
Creio que é apenas questão de prática. Em peças com muitos saltos pode ser um pouco chato.

Tbém acho que não precisar ficar olhando a todo instante para o braço é bom, porque ao ler uma peça ficaremos mais tranquilos, e facilita na música de câmara. Ler e olhar para o braço ao mesmo tempo às vezes pode ser complicado...

Léo Beschizza

Mensagempor Léo Beschizza » Dom 04 Nov 2007, 23:16

É isso mesmo Fernando, concordo com o que você está dizendo acima. Mas é uma questão de tempo prá se acostumar.
Um abraço a todos.

Julian J. Ludwig
MensagensCOLON 48
Registrado emCOLON Qui 01 Nov 2007, 04:56

Mensagempor Julian J. Ludwig » Ter 06 Nov 2007, 02:22

Parabéns pelo violão. Rapidinho você acostuma.

Mas em ultimo caso pede para o tomaz mesmo.

Voltar para