Como posso organizar as aulas p/ um aluno

Papin
MensagensCOLON 146
Registrado emCOLON Seg 28 Ago 2006, 17:05
LocalizaçãoCOLON Cerqueira César

Como posso organizar as aulas p/ um aluno

Mensagempor Papin » Qui 21 Jun 2007, 20:33

Ola pessoal, queria saber se alguém possui algum cronograma de aulas ou coisa assim para eu organizar minhas aulas pois quero ensinar um amigo meu e possuo pouca didática. Se alguém puder me dizer como eu começo ficarei grato. Obrigado.

Rafael Lucas Nascimento
MensagensCOLON 24
Registrado emCOLON Dom 13 Mai 2007, 17:06
LocalizaçãoCOLON Buenos Aires

Mensagempor Rafael Lucas Nascimento » Qui 21 Jun 2007, 20:44

Bom, pensando como o aluno, acredito que um bom comeco seria intercalar exercios para apurar a coordenacao motora, [como aquele que consiste em tocar 4 notas cromaticas em cada corda alternando os 4 dedos da mao esquerda] com algo pratico, como uma musica simples, para o aprendizado nao ficar muito chato. E acredito que comecar a ler partitura logo cedo tambem ajuda muito.
Mas tudo isso depende do nivel do aluno, se ele esta comecando do zero ou se ja tem algum conhecimento

Dimas Edson Ferreira
MensagensCOLON 134
Registrado emCOLON Ter 16 Jan 2007, 20:48
LocalizaçãoCOLON Barretos - SP - Brasil

Mensagempor Dimas Edson Ferreira » Qui 21 Jun 2007, 21:40

Um conselho que eu daria é de utilizar um método como o de Henrique Pinto, Othon Gomes da Rocha etc, pois são preparados de uma forma progressiva, o que quer dizer que o mesmo metodo (principalmente de H. Pinto) pode ser usado pelo mesmo aluno durante até 2 ou mais anos.

Marinho.Santista
MensagensCOLON 194
Registrado emCOLON Ter 17 Out 2006, 16:45
LocalizaçãoCOLON Santos

Cronograma de aulas de violão

Mensagempor Marinho.Santista » Sex 22 Jun 2007, 03:38

Papin,

Tenha um caderno pequeno para anotar as lições que você está ministrando.

Pense! Qual a melhor forma que um professor deveria ter dar aulas; qual a melhor maneira?

Desenvolvemo-nos didaticamente, passando o que estudamos... Aprendemos com o aluno, com a

dificuldade, etc...

O cronograma que utilizo:

1 – Teoria: falar na medida do avanço do aluno. ( sobre o que ele está tocando e irá tocar ).

2 – Mão Direita – i,m – i,a – ma – e inversões. Inicialmente nas cordas soltas.

A) Polegar - nos bordões soltos, e depois inserindo o ( i.m. ) p,i,m...

Obs. Mostre as formas existentes; com ou sem apoio e deixe o aluno escolher a mais fácil.

Por experiência digo, na maioria, os alunos preferem estudar com apoio, mas com o tempo muda-se!

3 – Mão Esquerda

A – Uso as variações – 1,2 – 1,3 – 1,4 – 2,3 – 2,4 – 3,4. ( im ) 2 vezes em cada corda da 1ª. até a 6ª.

Obs. Dependendo da faixa etária, use somente as primas.

4 – Toque duos com o aluno, isso o estimulará.

5 – Estou utilizando músicas que selecionei e estão disponíveis no site. ( nível 1 ao 4 ).

É isso, pela ordem – teoria – técnica – música.

Abraços!

Carlos
MensagensCOLON 30
Registrado emCOLON Qui 14 Jun 2007, 03:10

Mensagempor Carlos » Sex 22 Jun 2007, 04:43

Cara, um conselho que te dou é siga um método, escolha um e segue ele. Meu antigo professor usava o do Pujol e eu gostva muito. Tive um professor que não usava metodo nenhum e eu achava a maior desorganização.
Valeu!

wagner leonel
MensagensCOLON 26
Registrado emCOLON Qui 25 Jan 2007, 14:51

Mensagempor wagner leonel » Sex 22 Jun 2007, 11:38

um metodo interessante é Liçoes preparatorias de atilio bernardini que intercalado com o iniciaçao do henrique pinto da resultados fantasticos e rapidos
o metodo do bernardini visa mais a leitura em acordes e dedilhados sem uma contagem complicada de tempo o que podera ser mais bem estudado no do henrique
aconselho fazer da liçao 4 à 19

Marinho.Santista
MensagensCOLON 194
LocalizaçãoCOLON Santos

Re: Cronograma de aulas de violão

Mensagempor Marinho.Santista » Sex 22 Jun 2007, 11:58

Marinho.Santista escreveuColonPapin,

Tenha um caderno pequeno para anotar as lições que você está ministrando.
Pense! Qual a melhor forma que um professor deveria ter dar aulas; qual a melhor maneira?
Desenvolvemo-nos didaticamente, passando o que estudamos... Aprendemos com o aluno, com a dificuldade, etc...

O cronograma que utilizo:

1 – Teoria: falar na medida do avanço do aluno. ( sobre o que ele está tocando e irá tocar ).
2 – Mão Direita – i,m – i,a – ma – e inversões. Inicialmente nas cordas soltas.
a) Polegar - nos bordões soltos, e depois inserindo o ( i.m. ) p,i,m...

Obs. Mostre as formas existentes; com ou sem apoio e deixe o aluno escolher a mais fácil.
Por experiência digo, na maioria, os alunos preferem estudar com apoio, mas com o tempo muda-se!

3 – Mão Esquerda

a) – Uso as variações – 1,2 – 1,3 – 1,4 – 2,3 – 2,4 – 3,4. ( im ) 2 vezes em cada corda da 1ª. até a 6ª.
Obs. Dependendo da faixa etária, use somente as primas.

4 – Toque duos com o aluno, isso o estimulará.
5 – Estou utilizando músicas que selecionei e estão disponíveis no site. ( nível 1 ao 4 ).

É isso, pela ordem – teoria – técnica – música.

Abraços!

Papin,

Não citei método, pois existem vários.
Como estamos falando em cronologia, devemos entender que método é apenas uma forma escrita para auxiliar no aprendizado.
A escolha é livre! Acredito que já tenhas um em mente!
Lógico que não escrevi a metade do que acontece em uma sala de aula. Uma coisa é você ter um professor de teoria, de história da música, etc...

Outra coisa é você fazer tudo sozinho.

A utilização de músicas do site é opcional, mas para alunos sem grana é uma grande vantagem. Aprender sem gastar...

Para o aluno, método é o do professor. Escolha bem!
Abraços!

Papin
MensagensCOLON 146
Registrado emCOLON Seg 28 Ago 2006, 17:05
LocalizaçãoCOLON Cerqueira César

Obrigado

Mensagempor Papin » Sex 22 Jun 2007, 14:56

Vou seguir a dica d vcs e tentar me organizar da melhor forma possivel! Como foi dito pelo amigo acima é dificil ter que passar noções de varios assuntos sozinho (teoria, historia, técnica) mas com organização tdo dá certo! Ah... meu aluno já fez aula a muito tempo e já tem algumas noções sobre violão popular também. Vou tentar utilizar o que ele já sabe...isso pode adiantar o processo! Obrigado a todos e se tiverem mais dicas ficarei grato! :D

Marinho.Santista
MensagensCOLON 194
LocalizaçãoCOLON Santos

Re: Obrigado

Mensagempor Marinho.Santista » Sex 22 Jun 2007, 16:17

Papin escreveuColonVou seguir a dica d vcs e tentar me organizar da melhor forma possivel! Como foi dito pelo amigo acima é dificil ter que passar noções de varios assuntos sozinho (teoria, historia, técnica) mas com organização tdo dá certo! Ah... meu aluno já fez aula a muito tempo e já tem algumas noções sobre violão popular também. Vou tentar utilizar o que ele já sabe...isso pode adiantar o processo! Obrigado a todos e se tiverem mais dicas ficarei grato! :D

Veja se é de seu interesse o assunto do MP que te enviei...

Abraços!

Marinho.Santista
MensagensCOLON 194
LocalizaçãoCOLON Santos

Cronograma

Mensagempor Marinho.Santista » Seg 20 Ago 2007, 21:00

Papin,

Gostaria de saber o que você achou do material que te enviei e se é válido estabelecermos nossa própria metodologia com as facilidades - de hoje - existentes?

Na minha opinião temos muita coisa boa para explorar nesse site.
Obrigado a todos,
Sr. Delcamp, moderadores e participantes.

Para que os amigos entendam, eu montei uma apostila com material disponível e enviei para o Papin.

Já estou preparando uma nova que chamarei:
Violão - Tintim por Tintim

Abraços!

Amadan
MensagensCOLON 769
Registrado emCOLON Qua 27 Jun 2007, 04:41
LocalizaçãoCOLON Lisboa - Portugal

Re: Como posso organizar as aulas p/ um aluno

Mensagempor Amadan » Seg 20 Ago 2007, 21:15

Papin escreveuColonOla pessoal, queria saber se alguém possui algum cronograma de aulas ou coisa assim para eu organizar minhas aulas pois quero ensinar um amigo meu e possuo pouca didática. Se alguém puder me dizer como eu começo ficarei grato. Obrigado.

Em termos técnicos penso que já foi tudo dito. Mas há algo que deve ter em atenção: a motivação do aluno para o violão clássico.
Quem já tem algumas noções do violão popular, vai encontrar uma grande diferença e certa dificuldade para apreender as técnicas do clássico. Por vezes isso pode desmotivar o aluno.
Para que isso não aconteça, é preciso que o professor, além de corrigir os erros que encontra, saliente sempre o avanço e melhoria que o aluno vai tendo.

iamah
MensagensCOLON 90
Registrado emCOLON Sáb 22 Jan 2005, 14:57

Mensagempor iamah » Seg 27 Ago 2007, 18:12

Marinho, eu acho que é válido sim. Caso contrário nunca surgiriam novos métodos... Claro que nem todos vão ter sucesso, mas se a pessoa conseguir se colocar no lugar do aluno as chances devem ser boas...

se eu fosse ensinar tentaria misturar o clássico com o popular... pra algumas pessoas a sistemática do clássico é desanimadora e entediante... ainda mais quando não se enxerga a longo prazo...

eu mesmo entrei no clássico com 7 anos... depois de um tempo larguei... não cheguei a sair dos exercícios... aluno iniciante geralmente gosta de música, mas não muito de exercício... tem gente que depois de anos tocando acha exercício um saco, imagine quem não sabe nada?

enfim, aos 11 entrei num curso de violão "popular", aprendi um besta-é-tú com C e G7... depois aprendi mais outra, depois outra... só que demorei demais pra aprender partitura... quem sabe uma união dos dois métodos funcionasse melhor par mim...

Marinho.Santista
MensagensCOLON 194
LocalizaçãoCOLON Santos

Cronograma de aulas de violão

Mensagempor Marinho.Santista » Ter 28 Ago 2007, 00:20

iamah escreveuColonse eu fosse ensinar tentaria misturar o clássico com o popular... pra algumas pessoas a sistemática do clássico é desanimadora e entediante... ainda mais quando não se enxerga a longo prazo...

Iamah,
Obrigado!

Você têm toda razão, pois os alunos querem tocar músicas populares e cobram o ensino por cifras. Estou passando os exercícios, músicas e técnicas do clássico dosando algo do popular.
O popular deve ser inserido ao cronograma de aulas.

Abraços!

jefferson garrido
MensagensCOLON 70
Registrado emCOLON Ter 27 Fev 2007, 12:12

Mensagempor jefferson garrido » Ter 28 Ago 2007, 15:26

Bom, no meu ponto de vista o ideal é desde o início ensinar o aluno o popular e o erudito, aprender ler partitura, tablatura e cifras, inclusive ensino para meus alunos coisas básicas de percepção desde o início, pois essa é uma lacuna que muitos violonistas tem devido ao ensino desordenado de alguns professores. Claro que se o aluno tiver uma ideia formada e quiser aprender só erudito, tudo bem, a escolha é dele, mas no caso de iniciantes de música que não tem conhecimento ainda, acho importantissimo uma boa base...

renan
MensagensCOLON 243
Registrado emCOLON Qua 10 Mai 2006, 05:01

Mensagempor renan » Qua 29 Ago 2007, 03:21

Realmente o inicio do ensino do violão clássico é um saco. Eu não aguentei e fui logo pegando o material dos níveis mais avançados e fui estudando. Sabe o que aconteceu?

Os professores me intimaram a fazer teste para mudar de nível no final do ano. O meu professor quer me jogar para o Básico III ou até o IV, sendo que no ano que vem se eu não pular de nível eu irei para o básico I.

O negócio é a teoria, mas eu já comprei 2 livros ( 1 de teoria e outro de solfejo) assim eu vou logo estudando os assuntos para passar na prova.

Talvés o ensino do popular junto com o erudito seja bom, até pq o violonista atual tem que saber os dois.

Voltar para